Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

PELO MUNDO AFORA!






PEDREIRA/SP - CAFÉ DA SANTA





México

Nada como ver pessoalmente os detalhes e a beleza do povo, das artes, da arquitetura, dos costumes e usos, alem do idioma e gastronomia num pais diferente. E a segunda vez que venho aqui e a cada vez conheço alguma coisa nova. Isso me da muita alegria e quero dividir um pouco disso com aqueles que me visitam.


Fiquei encantada com muitas coisas, particularmente o piso das igrejas dessa cidade (Puebla) em quadrados de mármore.




Entalhe num portão de um edifício. Mostra um globo terrestre na sua face oriental e ocidental.



 Pintura feita sobre casca de uma certa árvore. E incrível como mais se parece com um tecido grosso.


 Mascaras feitas com papel mache.

 Arte decorativa feitas na casca de um certo fruto, como fosse um coco.


 Decoração ultra minuciosa em caixas, bandejas e outros objetos com traçados minúsculos.




Piso da calcada em Puebla.

Portal de um edifício. Essa decoração em metal e muito comum e bastante interessante. Empresta a madeira um aspecto medieval.



Cerâmicas decoradas.





A decoração em azul e' típica.
São famosos também os azulejos produzidos no local.




VIRGEM DE GUADALUPE NA CIDADE DO MÉXICO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Guadalupe






Essa e a igreja antiga, há anos em reforma. O solo esta cedendo e a igreja já tem uma inclinação que compromete sua estrutura e esta fechada ao publico. Toda a cidade do México foi construída numa região que antes era um grande lago. Por isso muitas areas cedem pela umidade e comprometem as construcões.




Essa e' a Igreja atual e nova de Guadalupe. Moderna e muito ampla. Há uma peregrinação constante para as missas diárias. Nota-se muitos peregrinos que chegam de joelhos em cumprimento a promessas e devoção a Virgem.




Parte do interior da Igreja. Os lustres possuem a representação das  rosas da aparição da Virgem.




Imagem pintada da Virgem de Guadalupe, visitada diariamente por peregrinos.




PECAS DE MOBILIÁRIO QUE VI POR AQUI:








GASTRONOMIA  - comidinhas que comemos em casa, na rua, nos restaurantes.














A maioria dos ónibus no México são assim.
Esse cafe' com leite e' muito gostoso e servido assim com tanta arte, melhor ainda.


...............................................................................

Sonhando com a próxima viagem à minha terceira pátria a Suíça. A primeira é do meu querido berço o Brasil e a segunda a Alemanha.

 Genève aquela que é minha cidade de origem.

 Brasão do Cantão de Genève
 Região de le Noirmont - Cantão de Jura, saudades desses verdes já que sempre os vi cobertos de neve

Mais um pouquinho da linda paisagem de le Normont. Saudades de meus amigos Jean-Marie e Marie-Jo e toda a família.
.............................................................................................................................

CAPELA SÃO JOAQUIM DA GRAMA - Passa Três - Rj


"Essa capela foi construída pelo Comendador Joaquim de Souza Breves em 1809. Imponente arquitetura classicizante (com tendência ao estilo clássico), a igreja de planta complexa e simétrica, se destaca na paisagem vazia com suas duas torres próximas sobre a nave.  A capela é em estilo neoclássico e possui dois campanários. Seu frontispício é constituído de uma sacada sobre o pórtico, ambos em forma de arco. Foi construída com a finalidade de receber os restos mortais de seu proprietário. Nem a fortuna do Comendador sobreviveu a ele - ele morreu em 1889, uma ano depois da Abolição dos Escravos e toda sua fortuna estava investida em escravos e plantações, que se foram simultâneamente.  Seu conjunto arquitetônico encontra-se em estado de abandono, que resultou a degradação de todo o seu acervo artístico. Encontra-se sem cobertura e em processo de arruinamento".   Vivaterra Pontos Turísticos

Meu comentário: É extremamente triste ver um patrimônio desse largado à mercê das intempéries e do descaso aos valores históricos pelos nossos governantes. Nosso país é pobre de referências históricas e as que existem são menosprezadas e caem em total degradação, até que todos os seus importantes sinais da história desapareçam e a mesma vai ficando sem identidade.



FESTA POPULAR NO MÉXICO - DIA DOS MORTOS


Na cultura popular mexicana, La Catrina, popularizada por José Guadalupe Posada, é um esqueleto de uma dama da alta sociedade. É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México.
Tenho uma filha que mora na cidade de Veracruz (mex) já há 5 anos. Esses cartões postais ela me mandou recentemente quando esteve na cidade do México. É um mapa artístico, turístico e cultural do México, escolhido a dedo por ela...meio embaraçoso de se localizar as coisas, mas muito interessante!!!!
Aqui a representação das celebrações pelo dia dos mortos. No dia 2 de novembro, o povo festeja o morto fazendo altares e oferendas. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.
Xôôô...tristeza.